Curtume de Perrexil
Tenho vindo a publicar várias receitas em que utilizo este curtume, na verdade adoro utilizar este curtume em receitas com peixe, marisco ou até mesmo para complementar receitas como o caso da maionese de perrexil ou a Focaccia de perrexil. Experimente não se irá arrepender com certeza.
Ingredientes
Folhas de Perrexil previamente lavadas
Vinagre de sidra
Vinagre balsâmico
2 colheres de molho de soja
Sal q.b
Passos
- Pessoalmente eu gosto de reutilizar frascos fica mais barato e vai de encontro a nossa missão ecológica. Se for também o seu caso comece por esterilizar os frascos antes dos utilizar.
- Para esterilizar os frascos deve separar as tampas dos frascos. As tampas devem ser colocadas com água ao lume e deve-se deixar a água ferver antes de apagar o lume. Os frascos previamente lavados vão ao forno por 10 minutos a 180ºg, virados para baixo. Algumas máquinas de lavar loiça já vem com o modo esterilizar o que é o ideal pois fazem tudo de uma vez e é bem mais ecológico.
- Para o curtume deve separar as folhas do perrexil e as passar por água e as ir colocando dentro do frasco previamente esterilizado e ainda quente. Não deve encher o frasco até cima.
- Numa tigela adicione uma pitada de sal e as duas colheres de molho de soja mexa com uma colher e reserve.
- Despeje sobre as folhas de perrexil o vinagre balsâmico e o vinagre de sidra (metade por metade, deixando espaço para o molho de soja). Junte o molho de soja.
- Feche o frasco e reserve. O curtume estará pronto a consumir passados 30 dias.
Delicie-se em Família.